Os sistemas somatossensorial e imunológico são essenciais para a vida do ser humano, pois possuem mecanismos de proteção contra a ação de agentes nocivos externos. Por exemplo, a ativação de terminações nervosas livres na pele desencadeia sensações que levam a reflexos protetores como o reflexo de retirada, causado pela dor, e o reflexo de coçar, causado pelo prurido. No entanto, quando associadas a doenças crônicas, estas sensações podem perder seu caráter protetor e se tornar sintomas que prejudicam a qualidade de vida dos indivíduos.

Esta linha de pesquisa tem como foco os distúrbios sensoriais associados às funções mal-adaptativas da dor, prurido e inflamação. Nosso principal objetivo é compreender os mecanismos celulares, moleculares e farmacológicos envolvidos na dor crônica de diferentes etiologias, bem como em doenças inflamatórias periféricas e centrais. Temos como meta a descoberta de novas abordagens terapêuticas para o tratamento destas condições.

O Grupo de Estudos em Farmacologia da Dor e Inflamação (GEFarDI) é coordenado pelo Prof. Robson da Costa. Robson possui graduação em Farmácia & Bioquímica (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2009) e doutorado (2013) em Farmacologia pela mesma instituição, e pós-doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience do King´s College London (Londres, Reino Unido). Possui experiência nas áreas de dor, prurido, canais TRP, GPCRs, inflamação, doenças neurodegenerativas e avalição comportamental em roedores. Desde 2014 é docente da Faculdade de Farmácia da UFRJ, onde atua como orientador junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

Farmacologia da Dor e Inflamação

Prof. Robson da Costa, PhD

CHEFE DO LABORATÓRIO

rbsncosta@gmail.com

CURRÍCULO LATTES

© 2017 | NNeFFar - NÚCLEO DE NEUROCIÊNCIAS DA FACULDADE DE FARMÁCIA | Universidade Federal do Rio de Janeiro